Por vezes o que nos pode parecer settings errados ou humidade pode ser apenas um ajuste de temperatura no hotend.
Demasiado "stringing" ou seja, quando vemos muitos fios na passagem de um ponto para o outro pode ser o resultado do hotend não estar calibrado quanto à temperatura após uma intervenção na resistência e/ou termistor. Confirme sempre se a resistência e o termistor estão bem seguros ao bloco após aquecer a 230ºC.
Verificando esses detalhes podemos calibrar a temperatura fazermos um PID Tuning (algoritmo proportional-integral-derivative):
Vamos à prática!
Versão LCD
Em versões mais recentes do Marlin já podemos activar estas opções no LCD e fazer com que a impressora faça o PID autotune sem precisar de conectar um computador.
Esta opção aparece em Advanced Settings no LCD e a opção "Temperature > PID Autotune E1:150" depois podemos alterar a temperatura de 150 para 200 (mais comum).
Aparentemente parece que nada acontece, mas depois quando voltamos ao menu inicial reparamos que a temperatura está a subir. E automaticamente a impressora está a fazer o Auto Tune. Quando a temperatura baixar é porque o Auto Tune terminou.
Temos de guardar as definições, e no LCD com o EEPROM_SETTINGS activo, carregamos em "Save Settings".
Se não aparecer a opção de PID Autotune E1 no LCD então é porque no firmware faltou descomentar no ficheiro configuration.h do Marlin:
#define PID_EDIT_MENU
#define PID_AUTOTUNE_MENU
Para poder guardar as definições no LCD, recomenda-se também descomentar a seguinte linha:
#define EEPROM_SETTINGS
Caso contrário depois de desligar ou reiniciar a impressora perde a informação do PID autotune.
Tenham especial atenção à memória máxima da vossa electrónica antes de fazer upload de forma a não escrever sobre o bootloader.
Desta forma podemos acertar o controlo de temperatura após fazemos intervenções no extruder ou movendo a impressora de sitio e temos menos flutuações na temperatura.
Versão Terminal gCODE
Ligar a impressora por USB e de seguida abrir o pronterface.
Clique em "Connect"
Com a impressora a frio correr o seguinte comando PID autotune:
M303 E0 S200 C8
Clique em "Send" e aguarde até a impressora terminar com o seguinte output:
Exemplo de um output:
bias: 92 d: 92 min: 196.56 max: 203.75
Ku: 32.59 Tu: 54.92
Clasic PID
Kp: 19.56
Ki: 0.71
Kd: 134.26
PID Autotune finished ! Place the Kp, Ki and Kd constants in the configuration.h
Vamos focar agora nos seguintes valores resultantes da operação M303:
Kp: 19.56
Ki: 0.71
Kd: 134.26
O comando M303 que foi aplicado pede à impressora para ajustar a temperatura proporcionalmente aos 200ºC e dar os resultados de Kp, Ki e Kd. Nesta altura se imprimir de imediato com estes novos resultado já pode ver o efeito. Mas se desligar a impressora, ou reiniciar de alguma forma, perderá estes valores e terá de voltar novamente a correr a linha M303 E0 S200 C8.
Se activou EEPROM_SETTINGS apenas descomentando a linha #define EEPROM_SETTINGS no configuration.h, então pode guardar de imediato na EEPROM apenas correndo um comando simples depois do comando anterior:
M500
Agora sim pode desligar ou reiniciar a impressora e o processo ficaria terminado aqui.
Mas se não tem o EEPROM_SETTINGS activo, para que as definições de Kp, Ki e Kd fiquem registadas deve, no Marlin que está na sua impressora abrir o configuration.h:
São inseridos nas linhas do configuration.h em:
#if ENABLED(PID_PARAMS_PER_HOTEND)
// Specify between 1 and HOTENDS values per array.
// If fewer than EXTRUDER values are provided, the last element will be repeated.
#define DEFAULT_Kp_LIST { 19.56, 19.56 }
#define DEFAULT_Ki_LIST { 0.71, 0.71 }
#define DEFAULT_Kd_LIST { 134.26, 134.26 }
#else
#define DEFAULT_Kp 19.56
#define DEFAULT_Ki 0.71
#define DEFAULT_Kd 134.26
#endif
#endif // PIDTEMP
Perguntas Frequentes
Pergunta: Como acedo ao configuration.h que está dentro da minha impressora?
Resposta: Não é possivel abrir o ficheiro configuration.h que está na sua impressora, terá de compilar um novo Marlin para a sua impressora, geralmente o fabricante fornece essa versão. Caso não forneça alguém na internet já compilou um Marlin para a sua impressora e desponibilizou on-line. Depois guarde esses ficheiros para alguma eventual alteração no futuro.
Pergunta: O fabricante enviou um ficheiro em .HEX como alterar?
Resposta: Não é possivel alterar um .HEX, esses ficheiros são dados ao cliente apenas para actualizar o firmware, mas não são editáveis. Deverá receber um ficheiro ZIP e descompactar, a estrutura será mais do tipo: https://github.com/MarlinFirmware/Marlin e veja o que está dentro da pasta/link Marlin para localizar o ficheiro configuration.h. Caso não forneçam alguém na internet já compilou um Marlin para a sua impressora e desponibilizou on-line em ZIP ou no github.
Pergunta: Como altero e compilo o firmware?
Resposta: Fazendo download do Marlin em ZIP e abrindo com o Arduino IDE, ATOM ou Visual Sudio Code, estes dois ultimos vai precisar de instalar a extensão PlatformIO. Mas depois terá de identificar o processador antes de fazer upload. Pesquise na internet como alterar o firmware para a sua impressora.
Votos de boas impressões!